Última modificación: 2017-10-04
Resumen
Os portugueses, desde a época dos descobrimentos, têm sido uma população móvel por todo o mundo. Em qualquer paÃs para onde se dirigem, levam consigo a sua representação musical, em diferentes agrupamentos musicais que criam no âmbito do associativismo migrante. Um destes grupos é a Filarmónica Portuguesa de Paris (FPP), agrupamento musical comparável aos seus congéneres em Portugal. Fundada em 1987, anuncia-se como a única na Europa criada por migrantes portugueses. Esta comunicação, integrante do meu trabalho de doutoramento, que desenvolvo como bolseira do programa doutoral Música como Cultura e Cognição, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação de Maria de São José Côrte-Real e co-orientação de Damien Sagrillo na Universidade do Luxemburgo, foca em especial a criação da banda, o seu reportório de representação identitária nacionalista e as situações performativas em que se apresenta. Em que contexto foi criada a FPP? Em que tipo de eventos participa? Como se caracteriza o repertório que toca? Quem são os colaboradores principais na etnografia musical que desenvolvo? Porque foram selecionados? Em que outras ações musicais se envolvem? Como se caracteriza em termos de representação de identidade nacional a atividade musical que praticam? Estas e outras questões enformam o trabalho de investigação que desenvolvo e a discussão que aqui proponho. O meu objetivo principal é caracterizar o uso da música pela FPP e pelo conjunto de indivÃduos selecionados como estratégia de representação de identidade nacional Portuguesa em Paris.